quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A primeira viagem internacional de Mário César, Raw Database Quality Control Coordinator Latin America

Vocês já repararam como é engraçado quando uma pessoa de cargo intermediário vai viajar pela empresa? Principalmente, aqueles que nunca tiveram a oportunidade de sair do Brasil. Vamos ao nosso caso do dia.

Mário César acabou de ser promovido a Raw Database Quality Control Coordinator para toda a América Latina, depois de 2 anos na corporação como estagiário e mais 5 como analista de sistemas, fazendo planilhas e consertando laptops de gerentes dia e noite. Esse rito de passagem (a promoção) traz consigo novas responsabilidades (ou “novos desafios”, como as menininhas do RH gostam de falar) e a chegada a um novo patamar de status corporativo. Mário César, ao se tornar Coordenador, virou, digamos, um “homenzinho” na pirâmide (de Babel) corporativa.

Seu primeiro grande desafio é fazer o treinamento de 2 dias “How to manage and guarantee the raw database quality” na matriz da empresa, na cidade de Bloogminton, Illinois, Estados Unidos.

Que orgulho! Mário César vai para A AMÉRICA! Como nos filmes! Um verdadeiro Business Man! O pior: ele realmente passa a se achar importante...

Na manhã seguinte (ele não dormiu nada a noite pensando como vai fazer para enrolar os americanos com o seu inglês aprendido num curso de 6 meses em numa escola em Osasco), começam os preparativos. O circo, mais uma vez, está montado.

A Cris (secretária da diretoria) que nunca havia falado com ele, parece uma meretriz tentando agradá-lo:

- Cesinha! Cesinha! – aparece a Cris o chamando estranhamente de forma carinhosa no meio das baias – Precisamos emitir a sua passagem ainda hoje! Pode deixar comigo, querido: sou perita em “estar emitindo” passagens para a diretoria “estar indo viajar” para os Estados Unidos.

- Obrigado, Cris. – Mário César, para que todos ouçam, em alto e bom tom, agradece.

Essa pequena prosa já garantiu com que o vôo de Mário César atrasasse 2h, tamanha a inveja e urucubaca que as pessoas que ouviram que o Mário César vai viajar jogaram nele. Mas a arrogância de Mário aumentava a cada momento. Ele passa o dia todo fazendo os preparativos para sua importantíssima viagem.

- Cris, já posso pegar os dólares com o Zé da Controladoria? – pergunta, a plenos pulmões, Mário César ao passar pela copa cheia de gente.


E assim a correria continua durante toda a semana. Marca horário com o táxi, compra um sobretudo (afinal, é esperada uma temperatura de 15º C em sua chegada), cancela a aula de espanhol na mesma escola de Osasco e avisa a TODOS os seus amigos que não poderá ir ao futebol pois VAI PARA OS ESTADOS UNIDOS A TRABALHO (letras maiúsculas para tentar mostrar o volume da sua conversa ao telefone).

Ah, e é claro! Mário César vai realizar seu grande e mesquinho sonho: criar o “Auto Reply email”. Ele senta, pensa, escreve, re-escreve e, depois de uma manhã, termina a frase: “I´ll be out of the office (Meeting in the UNITED STATES) and will not return before July, 15th”.

Enfim chegou o dia da viagem. O taxi não atrasou nem 1 minuto! O vôo foi bastante tranquilo (tirando o atraso de 2h)! Apesar dos 21º C de temperatura, o sobretudo foi usado o tempo inteiro nos seus 2 dias de estada! O curso... bem, o curso... quem se importa!?!? Vamos é detonar os chocolatinhos Lindt que ele trouxe do Duty Free!

Nenhum comentário: