segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Lu, a analista de recrutamento


Luciana Hauber
Recruitment analist South America
E-mail: Luciana.Hauber@rh-alpha.com
Phone: +55 11 2345 6789
Fax: +55 11 2345 6134

Luciana.Hauber, 28 anos, trabalha há 2 anos e 3 meses na corporação. Ingressou em um programa de trainee que selecionava calouros para a área de pessoas. Exatamente, pessoas !!! Um rhneano corporativo que se preze jamais chamaria sua área de RH. . . DP então !?!? . . .você tá louco. ..nem pensar. Eles trabalham com “people”, com talents.
Muito embora eles trabalhem com people, perceba como é um “departamento de pessoas” de qualquer empresa: parece mais um departamento anti-pessoas, tamanho o descaso, a burocracia e a falta de atenção com os talents, que neste caso, parecem mesmo é slaves. Em todos eles, há alguma divisória da repressão que impede qualquer contato mais aproximado.
Estamos em pleno século 21, passando por uma fase de profunda revisão e modernização nos conceitos e nas pesquisas a respeito da gestão de pessoas e quando tenho que falar com a área de pessoas da nossa empresa, me deparo com uma enorme divisória xenófoba anti-funcionário, sempre tendo de aguardar 5 minutos até que a LÚ me atenda, no auge de seu mau-humor matinal, sob um “bom dia, em que posso ajudá-lo”
A Luciana é uma mulher (per)feita ! 28 anos, estabelecida profissionalmente, não depende de um companheiro para sustentá-la. Isto explica o fato de estar solteira. De fato, não existe homem suficiente para este mulherão. Independente, dona de si, bem produzida, culta – afinal “morou” 6 meses na Inglaterra
Estabelecida, pois é recruitment analyst de uma grande multinacional, o que lhe confere um ar de superioridade, principalmente quando trata os estagiários. Independente, pois é dona única e exclusiva de uma bagatela mensal de R$ 1.700,00 (mês) . 1.700 limpinho, sem desconto!
Além de rica, é dona de uma beleza corporativa, marcada pela suas maquiagens e roupas de marcas. Relaciona-se com as pessoas de uma forma padrão arrogante, demonstrando sua corriqueira falsa simpatia, falsa empatia e falsa dedicação em resolver problemas alheios. Isso também lhe confere o falso perfil “high interpersonel skills”. Mas, devemos lembrar sempre que em corporações, ser falso é ser real. Você não precisa ser high interpersonel, você deve interpretar este papel.
Lu adquiriu sua “habilidade interpessoal” quando passeou pela Inglaterra. Fez um cursinho safado de inglês e lavava chão na piccadilly circus. Ficou por lá 6 meses em um cubículo com 5 brasileiros e namorou um argentino, que, assim como ela, foi viajar para fazer putaria, beber e fazer mochilão.
Tradução para o corporatês (dialeto corporativo, na qual a sua não utilização é sempre mal entendida pelos outros habitantes das baias): Com intuito de refletir melhor sobre sua profissão e adquirir maior bagagem cultural (vide dica número 4, no texto “10 dicas para se dar bem em uma entrevista”),Luciana MOROU na Europa por um tempo. Neste intercâmbio, ela conseguiu aperfeiçoar o seu inglês, adquirir experiência profissional em outro país, na qual era responsável pelo bom saneamento da cidade, reportando-se diretamento para o cleaning supervisor. Viajou 1 mês pela Europa para ter contato direto com outras culturas (que em nossa opinião foi muito profundo).
Como recruitment analyst, Lu entrevista pessoas como ninguém. Ela tem feeling, conhece people, entende de perfil . . .afinal são 27 anos de novela das oito todos os dias. Associa entrevistados à personagem de novelas como ninguém. E não adianta ! Se houve alguma gesticulação errada, mau posicionamento ou mau emprego do corporatês, a Lu é implacável ! É CV para o lixo direto. Não serve nem para rascunho !Faculdade de ponta, pós no exterior e cinco anos de experiência na área . . .não importa! O feeling da Lú é infalível.
Enfim, Luciana é antes de tudo uma pessoa diferenciada e uma super-mulher. Por isso, esse ano ela sairá novamente na foto do cartaz de anúncio do programa de trainee 2010, daqueles pregados nos murais , sob o título de “ seja um talento, faça parte de nossa equipe”. Luciana é a corporação encarnada, a profissional que trata pessoas com o mesmo talento de quem advinha todos os finais de novelas.

Um comentário:

semudei disse...

Luciana é gente que faz!
Ow, quando vocês vão fazer um post sobre os "lancheirinhas", aqueles caras que ficam pra cima e pra baixo carregando seus laptops naquelas malinhas de rodinhas ridículas, que lembram as lancheiras da escola?