Toda empresa multinacional que se declara de grande porte (aliás, alguém já viu alguma empresa multinacional se declarar de pequeno porte? Não existe, mesmo que tenha apenas 4 funcionários de vendas) tem um escritório em São Paulo, onde a boiada trabalha freneticamente em busca de uma promoçãozinha ou aumento de salário de 500 Reais e outro no Rio de Janeiro.
Vamos chamá-lo de Escritório Regional do Rio de Janeiro. Bacana, afinal, nesse Brasilzão, tão grande, não há como ter apenas uma sede né? Bem, nem tanto. Esse escritório tem algumas características que o de São Paulo não tem.
Vamos comparar?
Em São Paulo você tem horário para entrar? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não tem horário.
Em São Paulo você marca ponto quando chega? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não se marca ponto.
Em São Paulo você trabalha às sextas-feiras? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha às sextas-feiras.
Em São Paulo vocês fazem escala pra definir quem trabalha na sexta, depois do feriado de quinta?
No Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha na sexta, como acabamos de informar (ah, mas e se o feriado for na terça? Nesse caso no Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha na segunda)
Em São Paulo você trabalha na quarta-feira de cinzas depois do meio-dia? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha na quarta-feira de cinzas depois do meio dia. Nem na quinta. E nem na sexta, como já informamos mais de uma vez.
Em São Paulo seus relatórios de despesa são limitados? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não tem miséria.
Em São Paulo seu almoço é no restaurante por quilo? No Escritório Regional do Rio de Janeiro é no Porcão. De segunda a quinta, afinal, no Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha às sextas-feiras.
Em São Paulo você sai um pouco mais cedo na Copa do Mundo pra ver o jogo do Brasil? No Escritório Regional do Rio de Janeiro não se trabalha durante a Copa do Mundo.
Agora, você, estagiária que acabou de entrar no mercado, louca pra aplicar seus conhecimentos da faculdade (que nada mais são do que os 4Ps do Marketing), e cujo sonho é ser gerente de produto da Unilever, está escandalizada, e questionando:- Gente! Mas se é assim, por que eles mantém esse escritório?!
Quem falou que as coisas são bonitas assim, mocinha? Vou lhe responder com duas palavras: Visita Internacional. Toda subsidária brasileira tem que ter um Escritório Regional no Rio de Janeiro para receber bem os gringos. Lembre-se, estamos falando de uma empresa multinacional de grande porte. Sempre que a alta cúpula da empresa vem para o Brasil, tem que rolar uma visita a campo. Aquela visita onde os caras vão visitar um ponto de venda, onde na semana anterior, 14 promotores trabalharam para fazer a empresa dominar todas as gôndolas do hipermercado e dar a impressão de que o share da empresa no Brasil é fantástico. Mérito dos promotores? Negativo. Bola, grana, propina pro gerente da loja. E onde seria a visita a campo? Na 25 de Março? Negativo! Ipanema, Leblon, Porcão, Barra Brasa, Nuth, 4 por 4, termas... Afinal, por qual motivo a diretoria internacional gostaria de ter uma subsidiária no Brasil? Pelo potencial? Pfff.É Pela sacanagem moçada!!!
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