sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

E-mails corporativos: Manual de "boas maneiras"

1-) Qualquer atividade ou troca profissional realizada deve vir inevitavelmente acompanhada de um e-mail; não importa o quanto você faz, o importante é o quanto os outros pensam que você faz

2-) Tome muito cuidado com as cópias ocultas;

2.1 Sempre coloque alguém em cópia oculta

3-) Jamais escreva algo comprometedor e pessoal; seja formal, afinal, dane-se o que você sente, aliás caso esteja abaixo do alto escalão, dane-se você;

4-) Independente de seu nível hierárquico, caso seja da filial brasileira de uma multinacional, jamais, sob hipótese alguma, redija alguma solução de ordem estratégica. Não importa o que achas, o que pensas e ninguém está disposto a apoiar sua idéia. Ofereça sempre soluções operacionais, práticas e baseadas em fatos reais. Você é remunerado para pensar sobre como otimizar os processos, criando formas automáticas de transpor números de um sistema a outro, além de criar relatórios eficientes. Aliás, isto é um tanto quanto cruel; uma espécie de suicídio de longo prazo: você desenvolvendo formas para o seu chefinho não precisar mais de você um dia.


5-) Finalização do e-mail;
5.1 O primeiro contato deve ser acompanhado do atenciosamente, afinal, você deve fingir ser sempre atento aos problemas do seu correspondente;
5.2 No segundo contato, abrevie; utilize “att.”; afinal você já está corporativamente mais íntimo do correspondente
5.3 Sds, para a terceira vez;
5.4 No quarto, vocês já são parceiros, mande logo um abraço e se for menina, mande um beijo;
5.5 No quinto, é ritmo de festa, abraços e beijos abreviados; Caso a correspondente seja uma donzela, abrevie o nome dela; e se for deveras atrevido, chame-a de princesa
5.6 Se o correspondente for de alto escalão, seja sempre formal, mesmo que ele(a) dê abertura para informalidades. Não caia neste truque: ele te dá corda . .depois puxa te enforcando; ele te leva aos céus, depois te joga de lá sem asas e para-quedas
5.7 “Sem mais para o momento” é jargão de secretária dos anos 80; jamais utilize!

6-) Seu erro foi apontado em e-mail com cópia para mais de cinco pessoas:
6.1 Jamais peça desculpa; humildade em empresas é fraqueza e assumir erros é derrota
6.2 Negue o erro enquanto puder;
6.3 Justifique o erro enquanto puder;
6.4 Minimize o erro enquanto puder
6.5 Culpe a área de sistemas;
6.6 Inverta o jogo, ache alguma falha partindo daquele que te acusa
6.7 Culpe estagiários de seu departamento;
6.8 Use sempre sujeito oculto; ao invés de utilizar, “eu poderia ter feito”, redija: “neste caso, uma boa alternativa seria”
6.9 Esconda-se atrás da própria falha, com frases de efeito do tipo: “neste momento, o importante é não achar culpados, mas sim soluções”
6.10 Em empresas, vale o ditado “com ferro fere, com ferro será ferido”; prejudique o camarada acusador de forma impiedosa na primeira oportunidade.


7-) E-mails direcionados a:
7.1 superior direto: devem vir acompanhados da mensagem “já está resolvido”; Mesmo que não esteja;
7.2 Colegas de mesmo nível hierárquico e departamentos diferentes: devem vir sempre acompanhado do “acho que ainda vocês não entenderam”. Colegas de outros departamentos são inimigos e seus e-mails devem ser rebatidos com cópia para seu chefinho. Além do mais, lembre-se que em empresas você deve ser prepotente e o clima é de guerra: no curto prazo, quem é mais cafajeste sempre chora menos;
7.3 Colegas de mesmo nível hierárquico e mesmo departamento: se mostre líder, mostre quem é o futuro chefe deles, seja imperativo em seus e-mails, porém de forma sutil. Exemplo: “Neste caso, o melhor a ser feito é x, y ou z”
7.4 Diretores, vice-presidentes e presidentes; evite trocar qualquer e-mail com estes senhores; Tudo que redigires será utilizado contra você no tribunal


8-) E-Mails em inglês:
8.1 Best Regards é próprio para aluno do cursinho de inglês de São Miguel; pareça internacional! Mostre-se globalizado! Utilize kindly regards!
8.2 Implore a atenção do seu colega corporativo da matriz de forma elegante. Utilize: Looking forward to hear from you soon;
8.3 Início do e-mail: Utilizar Dear James Thompson, no primeiro e segundo contato é plausível; após o terceiro é inexperiência; Mande logo um Hey James, ...
8.4 Could you please! Sempre! Mesmo que pareça do cursinho. Você é mal-educado, mas deve se mostrar polido
8.5 Lembre-se: em contatos com matriz, você é o peão, você reporta; então nunca esqueça: please, find attached; please, find bellow


9-) Polemize sutilmente para terceiros se digladiarem; depois concilie; a imagem vale mais que seu caráter . . .mostre-se um solucionador de conflitos, mesmo que tenha de ser o causador dos próprios;

10-) TODOS e-mails devem vir acompanhados da palavra URGENTE;

11-) Por vezes:
Seja bem humorado: chame seus colegas de departamento de prezados
Seja irônico: chame-os de senhores;
Seja irônico bem-humorado: chame-os de senhores do conselho (imaginem o Teixeira no conselho de administração. .é no mínimo engraçado)
Seja provocador: chame-os de colegas;
Seja provocador irônico: chame-os de amigos;
Seja tudo isso junto e de forma agressiva: chame-os de doutores

12-) Seu e-mail é seu documento; seu e-mail é sua sentença; seu e-mail te condena e te salva, seu e-mail te protege e te derruba; seu e-mail te salva, te mata e te ressuscita; utilize-se muito bem dos jogos de palavras e sempre saiba a hora certa de enviá-lo
12.1 E-mails corporativos jamais devem ser escritos em momentos de raiva. Pode ser fatal;

4 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Várias qualidades na sua postagem: um sinceridade radical quanto à ferocidade da competição que é bastante instrutiva, um tom jocoso na postura de certas sugestões.

Mas talvez pudéssemos divulgar um pouco mais os valores reais, e as boas maneiras como elas são: um meio real de diplomacia cotidiana. E isto para evitar difundir o que elas não são: uma espécie de esperteza e que autoriza até, pela sua "autoridade" de tal, pouco respeito humano pelas mulheres, por exemplo, ou pelas hierarquias.

A cortesia é possível, honrar as pessoas de fato também. Afinal o que realmente pavimenta as boas relações entre as pessoas - e isso inclui aquelas do ambiente de trabalho - não pode ser um aprendizado de uma "nota só".

Tenha um ótimo ano novo e se puder visite nosso site. Vidaemsociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana - Brasil - Ano IV - 2010 - Informação Útil para a Família - Material de Reprodução Livre.

Talvez a postagem "Nós Mesmos" e algumas das virtudes já incluidas no site Vida em Sociedade possam levá-lo a redigir, uma outra postagem mais a favor das ações com retidão de intenção. Veja também nossa postagem sobre boas maneiras no trabalho http://boasmaneiras-etiqueta.blogspot.com/2009/04/boas-maneiras-no-trabalho.html

http://sites.google.com/site/educacaovidaemsociedade/nos-mesmos

Causos Corporativos disse...

Primeiramente, nós do Causos Corporativos gostaríamos de agradecer sua participação ativa em nosso blog. Somente por meio de sugestões e opiniões conseguimos melhorar nosso conteúdo e desenvolver textos que de fato agreguem algo positivo e proveitoso a nossos leitores.
Cabe aqui ressaltar que esta última postagem é totalmente irônica, na medida em que criticamos, em todos os nossos escritos, as atitudes pouco honrosas do mundo corporativo, tais como aquelas descritas no referido texto. Somos quatro integrantes, todos experimentados e desiludidos em relação às grandes empresas. Diante disso surgiu-se a idéia de se criar um blog.
O Causos Corporativos tem – de fato – como meio, a crítica bem-humorada, irônica e, por vezes (e muitas vezes), jocosa e agressiva. No entanto, o nosso objeto é exatamente aquilo sugerido em seu comentário. Não a conservação ou preservação (pois de fato não existe), mas sim a introdução das atitudes nobres e de valores como justiça e hombridade, características as quais são encaradas - tanto por empresa quanto por mercado - com estranheza, já que não caminham diretamente para o principal objetivo que é a maximização de resultados.
Não criticamos aqui tal objetivo ,mas sim a maneira cega e focada com que a sociedade corporativa o busca, deixando a humanização das relações em patamares de plena irrelevância. Bem sabemos que, atualmente, a maioria dos corporativos passa por um processo de alienação, que não os permitem qualquer postura crítica em relação à destruição psíquica e moral a qual as empresas os proporcionam. Desta forma, procuramos, mesmo que de forma agressiva, estimular auto-reflexão utilizando-se do mesmo objeto de sua alienação – o cotidiano corporativo.
Na certeza de estarmos em sintonia de ideais (porém em meios diferentes), convidamos a visitar as demais postagens de nosso blog, para que possa nos ajudar ainda mais com opiniões e sugestões, que certamente serão construtivas.

Agradecemos mais uma vez, desejando um feliz ano-novo

Cordialmente,

Causos Corporativos

Anônimo disse...

Discussão de alto nível, hein? Parabéns aos dois.

Weber; disse...

"2-) Tome muito cuidado com as cópias ocultas;
2.1 Sempre coloque alguém em cópia oculta."

A pessoa que "inventou" a opção 'Cco' no envio de e-mails hoje deve se encontrar entre o sétimo ou oitavo Círculo do Inferno...