terça-feira, 10 de março de 2009

Diário de um talento

Aqui estou mais um dia
Sob olha sanguinário da chefia
Você não sabe como é caminhar com a cabeça na mira de um RH
Luciana Hauber ou a Isabel mandam embora peão que nem papel
Lá na baia ou no café, mais um cidadão José, servindo a Alpha, é o gerente de custos que passa fome metido a Roberto Justos
Ele sabe o que eu penso,sabe o que desejo, o dia está chuvoso e o clima está tenso. Vários vão ter que sair e eu não quero, mas de um a cem a minha chance é zero.
Será que eu me dei bem na reunião?,
Será que o diretor não entendeu a minha questão?
Manda um recado lá para o Daltão, se estiver pegando a Mari ta ruim na nossa mão.
Ele ainda tá com essa mina ? Pode crer, ela é Maria Gasolina
Trabalhei um dia a menos ou um dia a mais, sei lá...Tanto faz, os dias são iguais.
vou fumar um cigarro, vejo o chefinho passar.
Me escondo dele para não me ferrar
Homem é homem, mulher é mulher.Pederasta é diferente, né?
É zoado toda hora, no almoço ou no café,
Rola uma fofoca que já deu até pro Zé..
Cada talento um padrinho, uma Licença, pouco trampo e grande recompensa
Cada recompensa um motivo, uma história de dádivas,
fama, vidas e glórias, fofoca, inveja, ódio,sofrimento,
despeito, desilusão, ação do tempo.
Misture bem essa química. Pronto: eis um novo talento !
Lamentos no corredor, na baia, no happy hour
Ao redor do trampo, em todos os cantos.
Mas eu conheço o sistema, amigão, hã...Aqui não tem santo.
Rátátátá... preciso evitar que um safado faça meu filme queimar
Minha palavra de honra me protege
pra viver no país dos cafajestes.
Tic, tac, já são 9h40.
O relógio da empresa anda em velocidade violenta.
Ratatatá, a corporativa vai chegar
Como gente de bem, apressada, católica.Com seu jornal, insatisfeita, hipócrita.
Com raiva por dentro, procurando por um alento
Olhando pra todos, arrogante e nojenta.
Não sei por que não, ela é tão avarenta
Minha vida não tem tanto valor quanto seu celular, seu computador.
Hoje, tá difícil, fechamento trimestral
Muita correria e a pressão é desleal
Alguns companheiros têm a mente mais fraca.
Não suportam o seu sucesso, arruma quiaca.
Graças a Deus e à Virgem Maria
que o diretor se afastou por alguns dias.
A sua sala no andar de cima tá fechada.
Desde terça-feira ninguém abre pra nada.
na mesa, a chave do cofre e o segredo
Tinha também uns documentos e dinheiro.
Qual que foi? Quem sabe? Não conta.
era ele e mais três armando uma ponta
Nada deixa um estagiário tão doente
quanto a efetivação de um concorrente
Aí moleque, me diz, então, vc quer o que,
a vaga tá lá esperando você,
pega seu final de semana sossegado,
seu currículo internacional e limpa o rabo,
a vida corporativa é sem futuro,
sua cara fica branca 24 horas dando duro

Já ouviu falar de Lúcifer,
que veio do inferno com moral um dia,
com a analista Lu não, ele é só mais um
fazendo entrevista para tesouraria

Aqui tem fulano do Mackenzie e da FEA-USP, ESPM,
Poli, PUC e também do ITA, das federais
Um analista “dos bons” tem moral lá nas baias,
para a Alpha é só um número, mais nada
9 unidades, 7000 homens que custam em média 3.000,00 reais por mês cada

Esses dias o chefinho veio aí, trouxe umas buxas, uns desaforos, enfim
Disse que o pilantra do Saldanha voltou com tapete vermelho e pompas do exterior
“Pagando” de chefão, ele humilha, assedia, com caneta Mont Blanc e outras regalias

- Ei Serginho vem cá, e o Fonseca onde é que está ? Lembra esse diretor que tentou te afastar ?
- Desse cara eu tenho ranço, pilantra, corno manso, deixava a gente louco e dava muito nó. O Leandro era estagiário e quase um menor, foi mandado embora sem nenhuma dó
Esse gente me incomoda, ser cafajeste tá na moda, o mundo roda, ele pode se queimar. . .
Não, já já, os processos estão aí, eu quero mudar, eu quero sair, tenho que escapar desse fulano, sem papo e sem engano
Amanheceu com sol, dois de outubro.
Conversas sobre praia e lamentos de tudo
De madrugada eu senti um calafrio.
Não era do vento, não era do frio.
Lembrei que não mandei o e-mail lá pro Rio
Lealdade em empresas é uma lenda
Simulam uma paz, com encobertas desavenças
Se um salafrário sacanear alguém,
Vinganças vão existir sem a ciência de ninguém
Agora é guerra com certeza,
divulgação do resultado da empresa !
A maioria se deixou envolver
Por fofocas de alguém que não tem nada a perder.
Dois gestores considerados passaram a discutir.
Mas não imaginavam o que estaria por vir.
Um Trainee, dois analistas mais dois estagiários
Uma maioria de funcionário primário.
Era a brecha que a diretoria queria.
Avise o RH, chegou o grande dia.
Farpas por e-mail e em cópia muita gente
Reuniões e discussões a coisa tá ficando quente
Ratatatá, é vinho branco e caldeirada.
o diretor foi almoçar, que se dane a molecada!
Restaurante muito fino, Rubayat, fogo de chão
refrigerante dolly e marmitex pro peão
O ser humano é descartável em empresas.
A hierarquia vale mais que a nobreza

A sacanagem não fica evidente
Esconde aquilo que está na sua frente

Ratatatá! Dinheiro jorra como água.
Politicagem e interesse, feche o nariz
sem pretexto, sem escrúpulo,
sem caráter, sem decoro,
você demora a perceber,
como é grande o desaforo.
No fundo do poço, vestidos de terno,
Adolf Hitler sorri no inferno!
O Robocop dos gestores é frio, não sente pena.
Só ódio e ri como a hiena.
Ratatatá, o Saldanha e sua gangue
vão se esbaldar com muito vinho e champanhe
Mas quem vai acreditar no meu depoimento?
Atenciosamente, é um diário de um talento.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!!

Anônimo disse...

Fantastico! Não canso de ler esse texto!!!

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns!