terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Situações Constrangedoras – Parte I

Há, no dia-a-dia da corporação, diversas situações incômodas e que deixam as pessoas totalmente sem-graça. Mas, diferentemente do que você faria com seu amigo, a postura deve ser mantida, como se nada tivesse acontecido. Nada de rir, de zoar. A dica é manter um ar de naturalidade. E quais são essas situações?
Situação 1: Aquela cuspidela na reunião

Final da manhã, todo mundo com fome. O cheiro da marmita da menina de adm de vendas começa a subir. Ela já está comendo na copa, que fica ao lado da sala em que você está. E a reunião não acaba. A boca começa a salivar e, seu chefe, ao falar sobre os “próximos passos”, lança um missel de saliva em sua direção. Direto no olho. E agora? O que fazer? 999 em cada 1000 pessoas não fazem nada. Talvez seja o melhor mesmo. Que situação... Você sentiu até o quentinho da saliva. Argh! Mas se limpar vai expor seu chefe! Não fazer nada mesmo? Limpe discretamente. Como? Coloque a mão no rosto, como se estivesse pensando, e aproxime seu indicador da gota de saliva. Se o seu chefe se virar, limpe rapidamente. Se não, finja que está coçando o local e o faça sem titubear.

Situação 2: gases num ambiente silencioso

Por mais que a sua empresa seja um ambiente barulhento na maior parte do expediente, tenha certeza de que, um belo dia, o silêncio se instaurará bem no momento em que a sua barriga começar a fazer aqueles barulhos de gases e a gatinha do marketing estiver do seu lado... Isso é inevitável!

Uma técnica que é muito usada é antever que isso ocorrerá. Preste atenção não só no barulho, mas como na trepidação no seu abdômen, principalmente, depois do almoço. Com prática você aprende, não se preocupe. Se sentir que a coisa vai apertar, mexa-se bastante na cadeira a ponto do barulho da cadeira se sobrepor ao barulho da sua barriga.

Situação 3: Cagando fedido

Uma das coisas mais nojentas é escovar o dente num banheiro fedido. Várias vezes já passei por essa situação. Mas tem algo pior do que isso: escovar os dentes em um banheiro que o diretor da sua área deixou fedido, ao mesmo tempo em que você escovava os dentes. Vamos contextualizar.Você entra no banheiro, aparentemente calmo, às 14h20, para evitar a fila na pia. Ao que tudo indica, ninguém por perto. De repente você ouve um sonoro ruído vindo da cabine seguido de um cheiro avassalador que toma conta do ambiente. Nesse momento a pasta já está na escova. Não tem mais volta, amigo.

Os níveis decibéis dos barulhos aumentam na mesma medida em que o cheiro se alastra. Você já está com vergonha alheia e quer sair logo dali. Mas o pedaço de carne insiste em ficar no seu pré-molar e a escovação não rende. Demora-se mais de 10 minutos em todo o processo. Nesse ponto, o diretor (usuário do banheiro) já percebeu que há alguém no ambiente e está enrolando para sair do trono. Mas a perna dele começa a dormir e ele desiste. Quando sai, dá de cara com você. Cara, finja que nada aconteceu, abaixe a cabeça e enxágüe a sua boca o mais rápido possível. Isso é deveras constrangedor.

______________________________________
Pessoal! Sugiram novas situações constrangedoras!!!
Agradecimento especial ao nosso amigo Edgar Chaves, homossexual convicto, que nos propôs o tema.

4 comentários:

Causos Corporativos disse...

Situação 4: colega de trabalho confiando segredos pessoais

o seu colega de baia Edgar Chaves, com o qual você guarda pouca intimidade, resolve confessar justo a você e "em off" que é homosexual. Logicamente vem aquela vontade enorme de soltar uma gargalhada gigante (caso seja um heterosexual razoavelmente preconceituoso). Ao contrário do que pensa, há sim o que dizer nessas horas: olhe com naturalidade e emende uma resposta na mesma velocidade da conversa dizendo: " e olha que por aqui você não é o primeiro a me confessar isso. Logicamente que eu jamais diria quem falou comigo, mas com certeza, você pode se sentir em casa"

Situação 5: esporro em público

Se a sua colega de baia está tomando aquela "comida" (em bom corporatês) do chefinho em público, aja diferente dos demais que olharão para baixo com cara de falsa piedade. Encare de frente naturalmente, como se nada estivesse acontecendo e procure continuar seu trabalho normalmente sem nenhum pudor.

GuTanaka disse...

Escovar os dentes com o odor de banheiro sujo é mesmo terrível. Parece que você está escovando com uma pasta de dentes sabor merda...

Causos Corporativos disse...

Situação 6: sua piada na hora do almoço foi sem-graça
Neste caso, utilize o pouco de moral que lhe restou e peça para ir no banheiro. Demore pelo menos três minutos até certificar-se de que os colegas de baia já estão conversando sobre outro assunto. Se na hora em que voltar eles fizerem um silêncio repentino com alguns sorrisos perdidos e tentarem começar algum assunto com você, tenha certeza: além de péssima, sua piada foi inesquecível. A melhor saída é mudar de departamento

Causos Corporativos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.